Correspondentes

Aqui estão reproduzidas as cartas trocadas entre dois amigos: uma adolescente e seu professor de Português, que ficava "louco" com os erros crassos que ela cometia. A troca de cartas começou quando ela estava com 13 anos e ele, devia ter uns 40. A amizade dura até hoje: ela tem 50 e ele quase 80. Mas a frequência diminui muito quando ela se casou, aos 20 anos. As cartas continuaram a existir, porém, com maiores intervalos.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Terceira carta do professor - 21/01/1973

O professor costumava escrever as cartas em partes. Começava numa data e terminava em outra. Ia escrevendo como se fora um diário. Aos poucos a menina assumiu essa característica e também escrevia uma carta em vários dias.
Para facilitar a leitura eles numeravam as partes com números romanos.
Como disse anteriormente, a aluna não conseguiu resgatar todas as suas cartas. Apenas as de 1974 em diante. Portanto, até lá, vamos ter cartas do Professor, mas não as dela.
Vamos à terceira carta do Professor. Nesta ele coloca um de seus poemas que depois integrou o livro que a Aluna o ajudou a publicar em 2005. Na época (1973) sua mãe e suas colegas de escola acharam que a poesia era dedicada à ela. Ela também teve essa impressão. Em 2005 o Professor desconversou, disse que fizera o poema anos atrás para a filha mais velha, muito antes de conhecê-la. A Aluna não acreditou muito, mas ficou decepcionada. Sempre alimentara secretamente que sua amizade com aquele professor fugia dos padrões de normalidade e que ele nutria por ela um amor impossível. Sua mãe tinha uma visão mais cruel. Achava que ele era apenas um lobo em pele de cordeiro pronto para atacar a sua Chapeuzinho Vermelho. Quando ela fez 18 anos, os medos de sua mãe quase se confirmaram, porém, Chapeuzinho não era assim tão bobinha e com muito jogo de cintura driblou o Lobo Mau e manteve a amizade por muitos e muitos anos.....

Em resposta à de 2/01/1973

Brasília, 10/01/73
Querida aluna

1º Obrigado pelo "um cara bacana". Oba! Oba!
2º Meus pêsames pela cachorrinha.
3º Meus parabéns pelo seu irmão que se forma 3º Sargento da Aeronáutica. Viva!
4º Minha solidariedade pela sua tristeza em ver o seu irmão partir para o Rio Grande do Sul (chuff...chuff...)
5º A outra carta sua, eu demorei....mas respondi.
6º Na outra acarta eu lhe mandava os meus parabéns pelos seus 14 anos. De qualquer forma, eu renovo nesta (aqui ele desenhou uma notas musicais em alusão à música Parabéns a você)
Parabéns a você...nesta data feliz....
Muitas felicidades, muitos anos de vida....
Viva a Aluna! Vivaaa!
7º Se você tivesse guardado o pedaço de bolo não daria certo, mas você bem que poderia ter me mandado uma fotografia dele. Da mesma forma, você poderia me mandar uma carta-relatório contando tudo o que aconteceu.
7º (ele se engana e repete o algarismo) O arrastapé dos 15 eu não perco não, porque vai ser "quente".
8º A formatura eu também não perco. Tenho o pressentimento que eu vou ser eleito paraninfo, né. Hi! Hi! Hi! (infelizmente ele se enganou. A paraninfa da turma foi a professora de inglês). Vai ser aquele discurso. Quero ver todo mundo saindo a nado do auditório. Dessa vez, todo o mundo vai abrir o bocão.
8) (ele repete novamente o numeral, mas desta vez tira o ordinal) Você falou que vinha junto um diplominha, mas eu não recebi nada.
9) Abrace a turma toda, obrigado.
10) Perdi o endereço da E. Estou mandando uma carta para ela, para sua casa. Por favor, entregue para mim (na verdade isso não passava de um truque dele para aproximar as meninas que andavam um pouco estremecidas).
11|) Recebi um cartão da N.
12) E a S.? Gosto muito dela. Diga a ela para deixar de ser HUMILDE e me escrever logo.
13) Não gosto do número, então...
14) Abraços a sua família também.
Aluna,
Eu sinto muita saudade de todo o pessoal. É pena que só você tenha escrito bastante (2 cartas) ufa! !E um cartão) Ah!
Eu queria que vocês não perdessem o contacto comigo e dissessem tudo...,tudo mesmo que acontece. Da mesma maneira como você fez, quando ficou uma FERA.
Eu agora estou começando a ter mais tempo, e a medida do possível, vou respondendo tudo. Tudo mesmo, tá?
Novidades daqui.
1) Minha mulher entrou na Universidade Nacional de Brasília (que gênio! Havia apenas 35 vagas para o Curso de Comunicação para quase 3.000 candidatos). Se você quiser escrever para ela cumprimentando-a: (aqui ele coloca o nome completo da esposa e o endereço). Um estímulo sempre é bom, né?
2) Y.F.D., com 1 anos e 4 meses, começa a afalar e não para mais. São 12 quilos de confusão, todo o dia. (trata-se da sua filha mais nova, primeira do relacionamento com M.C., sua segunda esposa; ela já tinha uma filha com a primeira que tinha praticamente a idade da segunda esposa).
3) Estou lecionando DIREITO PRIVADO no Centro Universitário de Brasília.

Aluna!

se você encontrar com a E. diga-lhe que me escreva com urgência e pergunte-lhe se ela recebeu a minha outra carta.
Se você encontrar com a N., diga-lhe DOM ARIGATÔ KOSÁI MASTÁ (escrevi como se pronuncia!). A Fu-Man-Chú é bacana mesmo. Acaba de me mandar um cartão lindo.
Eu vou escrever para ela logo mais.
Se você encontrar com C....fuja.
Se você encontrar com o R., procure observar se ele já melhorou de saúde. Do contrário saia correndo, pois ele de vez em quando morde.
Se encontrar como super-D., observe se ele já cresceu.
Se encontrar com a S (com i no final), pergunte como ela vai, e me diga você mesma, já que ela não escreve.
Se encontrar com o M.A., procure saber por que ele foi expulso da Igreja.
Se encontrar com a S., diga-lhe que...espere aí...deixa que eu mesmo digo, tá!
e se você se reencontrar com a L. M., diga-lhe tudo o que ela quiser ouvir. Diga-lhe mais o seguinte:

Qual de nós?

Um dia ficaremos sós.
Um conhecerá um mundo novo.
O outro será apenas alguém do povo.
Mas! Qual será de nós?

Se eu for o primeiro a partir,
levarei seu sorriso de criança.
Será a mais doce lembrança
do mundo que eu quero atingir.

Um sorriso que descansa
e em tudo se assemelha
a um botão de rosa vermelha.
Uma pureza, uma graça, uma esperança.

Levarei comigo o seu olhar
Carinhoso, atento, expressivo.
às vezes quito, em outras ativo.
Mas sempre buscando me encontrar.

Um olhar que orienta
Nova filosofia de vida
Mais útil, mais certa e sentida
e em ritmo que sempre aumenta.

Levarei comigo a saudade
de um gostoso passado,
do tempo em que fui amado,
com intensa realidade.

Será o evocar ais autêntico
da nossa felicidade
da nossa grande amizade
do nosso ideal tão idêntico.

Mas se for diferente,
você partir e eu ficar,
Eu nada terei a lembrar,
pois restará o pranto somente

No meio do povo, serei apenas gente.
As crianças não mais me sorrirão.
Os botões de rosa fenecerão
e aos olhos dos outros, serei indiferente.

A saudade será do futuro
Onde tudo será diferente
onde nos reencontraremos novamente
e até Deus será menos duro.

um abração,

Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário